Muitas empresas não possuem uma área estruturada deste segmento, e não alcançam os resultados necessários
Não adianta uma empresa ter uma estrutura física de dar inveja aos concorrentes, com ótimos fornecedores ou localização no melhor ponto da cidade, sem que sua equipe comercial obtenha sucesso. O foco diário deve estar em tornar o produto o melhor do mercado, mas a diferença que um bom vendedor faz em uma empresa, prova a influência da área comercial em qualquer companhia.
Mas antes de falar da sua importância, é preciso primeiro entender o que é um departamento comercial. De antemão, já é dito que não é a mesma coisa do departamento de marketing: os dois são constantemente confundidos por possuírem funções que, juntos, podem fazer sua empresa decolar; ou com uma má gestão, podem afundar a empresa.
O marketing é responsável por desenvolver as estratégias de divulgação, fortalecimento da marca e pesquisas sobre mercado, clientes e afins. Se trata de uma área estratégica. Ele não apenas dissemina informações e ações da empresa a partir de diversos meios de comunicação, como acumula, analisa e administra informações úteis para viabilizar as vendas, orientar a relação com os clientes, identificar os objetivos mais viáveis para a empresa e mais.
A partir dessas ações do marketing, o setor comercial irá determinar outras ações relacionadas às táticas de vendas. Isto é, quais serão os profissionais necessários, as metas a serem alcançadas, as promoções vigentes, quando e como serão utilizados os recursos promocionais, questões relacionadas à precificação, dentre outras funções.
De acordo com as determinações da área comercial é que, finalmente, o setor de vendas irá atuar, decidindo os meios e usos pontuais e dinâmicos do que foi definido estrategicamente e taticamente. Dessa maneira, o setor de vendas tem como missão alcançar as metas estabelecidas pelo setor comercial, e realizá-las de acordo com os objetivos elencados pelo marketing.
De forma geral, o setor comercial é responsável pela organização e planejamento de suas vendas. Dessa forma, a área do marketing, área comercial e área das vendas estão interligadas, pois uma depende da outra para que tudo ocorra com sucesso.
Quais são as funções do setor comercial?
A área comercial é uma das mais importantes de uma empresa, pois uma equipe de vendas bem treinada e alinhada com os objetivos da companhia é essencial para alavancar seu negócio, e conseguir mais clientes. Abaixo, o Portal neoNews listou algumas das funções da área comercial:
Assegurar a competitividade de produtos e serviços da empresa no mercado;
Gerenciar a produtividade do setor operacional (vendas);
Garantir a qualidade na entrega de produtos e serviços ao cliente;
Estabelecer as melhores diretivas para que as ações operacionais mirem o crescimento do negócio;
Elaborar os planos de ação para a área de vendas;
Gerenciar recursos visando redução de custos e aumento dos lucros;
Promover treinamentos para a área de vendas, inclusive de lideranças operacionais;
Monitorar e gerenciar métricas em parceria com os setores de vendas e marketing;
Atuar visando o alcance de objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.
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