Também será acrescentado outras duas funções de acessibilidade no aplicativo, e deve ser lançado no serviço em algumas semanas
Hoje em dia, empresas estão buscando cada vez mais tornar seus aplicativos o mais acessível possível, e um exemplo atual é o Spotify, que divulgou que irá incluir novas adições ao serviço, com o intuito de possibilitar que pessoas com alguma dificuldade possam utilizá-lo.
Um deles é a transcrição de podcasts. Ainda está em beta, mas ela transforma em texto o que está sendo falado no áudio de forma totalmente automática. De início, será incluída apenas em certos programas originais do próprio Spotify, porém o intuito é expandir para todos os podcasts da plataforma.
Será possível também clicar em qualquer parágrafo do texto transcrito, e assim irá fazer com que pule direto para a parte escolhida.
Essa nova funcionalidade é muito útil para pessoas com dificuldades auditivas, pois com a conversão para o texto, torna o conteúdo presente nos podcasts, uma mídia que é basicamente apenas áudio, acessível para esse grupo.
Demonstração da funcionalidade no aplicativo
Outras novas funcionalidades que buscam uma maior acessibilidade foi a mudança no visual - questão de cor, formatação das letras, e tamanhos - dos botões, possibilitando o uso do aplicativo para pessoas que possuem visão limitada. Também poderá ajudar os usuários em ocasiões de pouca luminosidade ou muito reflexo. E a mudança na formatação, que será em caixa alta, facilita na tradução e localização dentre as várias línguas que o serviço suporta.
E por fim, também como forma de acessibilidade visual, será possível aumentar bastante os textos no aplicativo.
Como ambas as adições devem ficar quando implantadas
Segundo o Spotify, essas novas funcionalidades de acessibilidade serão adicionadas em uma nova atualização, que deve ficar disponível para os usuários logo nas próximas semanas.
Imagens: Spotify / Divulgação