Ferramenta Adobe Firefly Facilita a Criação e Edição de Conteúdos Audiovisuais
(Foto: Divulgação)
A Adobe lançou nesta segunda-feira (14) o Firefly Video Model, seu modelo capaz de gerar vídeos usando IA generativa. A novidade virá integrada em novas ferramentas, incluindo algumas integradas no software de edição Premiere Pro. Em resumo, o modelo consegue criar vídeos a partir de fotos, prompts de texto ou até alterar a duração de clipes. Confira abaixo os principais destaques:
A ferramenta ‘Generative Extend’ foi lançada em versão beta para o Premiere Pro. Como o nome em inglês sugere, ela pode aumentar um clipe que ficou curto demais, ou fazer alguns ajustes de edição, como corrigir movimentos bruscos na cena.
Segundo informações da Adobe, os clipes podem ser estendidos em até dois segundos, ou seja, é uma alternativa para corrigir pequenos problemas. Os clipes estendidos podem ser gerados nas resoluções 720p ou 1080p a 24 FPS. O recurso também funciona para ajustar o áudio, estendendo efeitos sonoros, por exemplo, por até dez segundos, mas não diálogos ou música.
Duas outras ferramentas de geração de vídeo também foram lançadas: a ‘Text-to-Video’ e a ‘Image-to-Video’. Ambas foram liberadas como versão beta pública limitada no aplicativo web Firefly. A primeira funciona basicamente como o Sora da OpenAI. Os usuários só precisam adicionar uma descrição de texto para o que desejam criar. Ela pode emular uma variedade de estilos, como animação 3D e stop motion.
(Foto: Divulgação)
Os clipes gerados podem ser refinados com simulações de ângulos de câmera, movimento e distância de filmagem. Já o ‘Image-to-Video’ permite também usar uma imagem de referência junto com um prompt de texto para gerar resultados ainda melhores. A duração máxima é atualmente de cinco segundos, e a qualidade chega a 720p e 24 FPS.
Não está claro quando as ferramentas sairão do beta, mas pelo menos elas estão disponíveis publicamente — o que ainda não aconteceu com concorrentes como o Sora e o Movie Gen da Meta, por exemplo. Segundo a Adobe, os recursos levam cerca de 90 segundos para gerar conteúdo; um “modo turbo” deve ser liberado no futuro.
As novidades foram anunciadas hoje na conferência MAX da Adobe. A empresa também apresentou uma série de recursos de IA para outros aplicativos no evento.