Justine Triet destaca-se na 96ª edição do Oscar com cinco indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, após levar a Palma de Ouro em Cannes no ano passado
(Foto: Divulgação)
Uma das grandes sensações da temporada de premiações, "Anatomia de uma Queda", dirigido por Justine Triet, brilhou na 96ª edição do Oscar, conquistando cinco indicações, entre elas as prestigiosas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção.
O filme, que despertou a atenção desde sua estreia na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes no ano passado, saiu vitorioso com a Palma de Ouro, principal prêmio do evento. Esse feito coloca Justine Triet como a terceira mulher a conquistar esse prestigiado prêmio na história do festival, seguindo os passos de Jane Campion em 1993 com "O Piano" e Julia Ducournau em 2021 com "Titane".
No entanto, esta não é a primeira vez que a cineasta chama a atenção com suas produções. Em 2016, a comédia dramática "Na Cama com Victoria" foi indicada ao Prêmio César, equivalente francês ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Três anos depois, em 2019, "Sibyl", outra obra de Triet que mistura comédia e drama, competiu pela Palma de Ouro em Cannes.
Agora, Triet enfrenta a competição contra renomados cineastas como Martin Scorsese e Christopher Nolan na busca pelo reconhecimento do Oscar, concorrendo em categorias importantes, como Melhor Filme, Melhor Atriz para Sandra Hüller, Melhor Roteiro Original para Justine Triet e Arthur Harari, colaborador frequente da cineasta, e Melhor Edição.
"Anatomia de uma Queda" conta com a talentosa atriz alemã Sandra Hüller (conhecida por "As Faces de Toni Erdmann" e "O Homem Ideal") como protagonista, narrando a história de uma escritora suspeita de matar o próprio marido. O filme explora o julgamento da escritora, tendo como única testemunha o filho do casal, que luta para recuperar memórias da tragédia.
Antecipando seu lançamento para o dia 25 de janeiro, a Diamond Films Brasil proporcionou aos cinéfilos a oportunidade de assistir a essa obra fascinante antes mesmo da data inicialmente programada, em meio à grande expectativa gerada pelo anúncio dos indicados à 96ª edição do Oscar. Se você ainda não conferiu, assista ao trailer e embarque nessa envolvente narrativa cinematográfica.
Publicidade