O Estádio King Salman será sede da seleção saudita e um marco arquitetônico no Oriente Médio
(Foto: Divulgação)
A Arábia Saudita está construindo um estádio gigantesco no meio do deserto, batizado de King Salman, que promete ser o maior do Oriente Médio. Localizado ao norte de Riade, próximo ao King Abdulaziz Park, a inauguração está planejada para o final de 2029.
Desenvolvido pela Comissão Real para a Cidade de Riade e pelo Ministério dos Esportes, o projeto é assinado pelos renomados escritórios de arquitetura Populous e Masterplan. “O estádio vai servir como sede principal da seleção nacional de futebol, além de receber outros grandes eventos esportivos e de entretenimento nacionais e internacionais. O país será sede da Copa do Mundo da FIFA em 2034.”
O King Salman terá capacidade para 92 mil pessoas, incluindo 300 assentos VVIP e 2,2 mil VIP, além de espaços exclusivos como um Royal Box, skyboxes e lounges com hospitalidade premium. Com vistas panorâmicas, jardins e uma trilha para caminhadas no telhado, o estádio também contará com infraestrutura de última geração para atletas e fãs.
(Foto: Divulgação)
O plano diretor abrange instalações como campos de treinamento, fan zones, um centro aquático com piscina olímpica, estádio de atletismo, ginásio esportivo coberto e um parque comunitário com espaços para vôlei, basquete e padel. Uma pista esportiva de nove quilômetros conectará o complexo ao King Abdulaziz Park, oferecendo uma experiência integrada de esporte e lazer.
A arquitetura do estádio reflete a conexão entre natureza e modernidade. “A inspiração para o design é tirada da paisagem natural ‘hipnotizante’ da Arábia Saudita, segundo os arquitetos. Cada local dentro do estádio representa uma ‘semente’, simbolizando o compromisso em aumentar a participação esportiva no país.”
Shireen Hamdan, gerente geral da Populous KSA, destacou que “a filosofia do design reflete compromisso com a infraestrutura de ponta, ao mesmo tempo em que homenageia a conexão intrínseca entre o desenvolvimento sustentável, a atividade humana e o mundo natural”.
(Foto: Divulgação)
O King Salman foi concebido para atender aos mais altos padrões da FIFA, tornando-o apto a sediar partidas de grandes torneios internacionais. “A Populous trouxe todo o peso de seus 40 anos de experiência global em design de estádios para este ambicioso projeto. Ele foi projetado em total conformidade com os padrões da FIFA, o que significa que pode sediar partidas do mais alto nível de torneios internacionais de futebol”, afirmou Mark Craine, arquiteto-chefe do projeto.
Com sua inauguração prevista para coincidir com o fortalecimento do esporte na Arábia Saudita, o King Salman será um símbolo da ambição saudita de consolidar seu papel como anfitrião global de eventos esportivos e culturais.