Longa estrelado pela atriz Ana de Armas chega no streaming no dia 28; ele é inspirado na biografia de Marilyn?
(Netflix/Divulgação)
Exibido durante o Festival de Veneza e com aplausos de quase 15 minutos, o filme Blonde está chegando ao catálogo do streaming; e a atriz Ana de Armas (que recentemente fez Agente Oculto) aparecerá interpretando a personalidade pop Marilyn Monroe. Com tamanha expectativa, já é até pensado se Ana será escolhida para concorrer ao Oscar com o longa da Netflix.
Apesar disso, você já conhece a história do filme? A produção pode confundir os espectadores que ainda não estão sabendo do assunto, e a pergunta que pode surgir é: o filme Blonde é baseado em fatos reais? Até onde a trama com Ana de Armas é inspirada na vida e carreira de Marilyn Monroe?
O filme Blonde é baseado na vida de Marilyn ou em alguma outra mídia que retrata a atriz?
Conforme divulgado pela própria Netflix, o longa Blonde não é baseado diretamente na vida de Marilyn Monroe. No caso, o filme dirigido por Andrew Dominik (responsável por O Homem da Máfia) é inspirado no livro de mesmo nome da autora Joyce Carol Oates: um romance que teve como base a vida de Marilyn.
Dessa forma, é possível que diversos aspectos do enredo sejam mudados para caber na narrativa criada por Carol Oates. É claro que, de maneira geral, os maiores acontecimentos da vida de Marilyn Monroe serão mostrado em Blonde; mas a linguagem da obra interfere na continuidade e na forma com que os personagens se envolvem com a trama.
(Netflix/Reprodução)
Fora isso, Andrew Dominik irá focar na vida pessoal da atriz, principalmente no que diz respeito à forma com que Marilyn via a própria imagem pública. Em Blonde, os espectadores deverão conhecer o que esteve "nos bastidores" de Hollywood quando a personalidade esteve em atividade, e o que aconteceu para ela chegar ao estrelato (e suas consequências).
Se o público espera por uma biografia totalmente fiel à vida de Marilyn, talvez isso não seja encontrado em Blonde. Por mais que a produção cinematográfica retrate a vivência da atriz, elementos da ficção interferem na contagem da história. Contudo, talvez isso não seria um problema que interferisse na qualidade do filme em si — algo que ainda não conferimos.
Ana de Armas foi muito aplaudida no Festival de Veneza por Blonde
Como já dito anteriormente, Blonde foi ovacionado no Festival de Veneza pelos críticos e espectadores das sessões. O que começou como um aplauso de alguns segundos, acabou passando para quase quinze; e a atuação de Ana de Armas foi muito comentada.
Entretanto, no site de avaliações Rotten Tomatoes, a nota de Blonde está próxima dos 50% por parte dos críticos, e 47% vindo da audiência. No portal, o que foi comentado é que o longa em si fica na linha tênue entre "criticar a exploração e colaborar para ela" — em relação ao legado de Marilyn Monroe —, mas que a performance de Ana de Armas surpreende.
Blonde chega ao catálogo da Netflix no dia 28 de setembro.
Confira os seguintes posts a seguir:
Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!