Agora com um app exclusivo para Windows, o ChatGPT oferece mais praticidade e funcionalidades para seus usuários, mas ainda com algumas limitações
(Foto: Divulgação)
A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (17) o lançamento da versão Beta do aplicativo ChatGPT para Windows, marcando mais um avanço na usabilidade da ferramenta. Com este novo app, o chatbot se torna ainda mais acessível dentro do sistema operacional da Microsoft, oferecendo atalhos rápidos e integração com outras funcionalidades do Windows 10 e 11.
Uma das grandes novidades do aplicativo é a possibilidade de acionar o ChatGPT diretamente com o atalho de teclado "Alt" + Barra de Espaço, facilitando o acesso rápido ao chatbot sem precisar abrir o navegador. Assim como na versão web, o aplicativo permite que os usuários façam perguntas, solicitem análises de fotos e arquivos, entre outras funcionalidades. O app também oferece suporte ao modelo o1, o primeiro da OpenAI que pode "raciocinar" de forma autônoma.
No entanto, algumas funções ainda não estão disponíveis nesta versão inicial. "Neste primeiro momento, não há suporte para voz, nem mesmo o Modo de Voz Avançado". Além disso, algumas integrações com a GPT Store apresentam instabilidades, o que limita um pouco as opções de uso.
Por enquanto, o novo aplicativo está disponível apenas para assinantes dos planos ChatGPT Plus, Enterprise, Team e Edu, uma medida que acompanha o caráter experimental desta versão Beta. Segundo a OpenAI, no entanto, essa exclusividade é temporária, e o app será liberado para todos os usuários ainda este ano.
(Foto: Divulgação)
Distribuído pela Microsoft Store, o aplicativo é compatível com as versões Windows 10 e Windows 11, oferecendo mais uma maneira prática de acessar o ChatGPT diretamente no desktop.
Essa nova versão promete aumentar ainda mais a popularidade e acessibilidade da ferramenta, facilitando o acesso de milhões de usuários em suas rotinas diárias de trabalho e estudo.