Nova funcionalidade traz resultados em tempo real, aumentando a precisão das informações
(Foto: Divulgação)
O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora se apresenta como um mecanismo de busca com inteligência artificial, permitindo acesso a informações em tempo real. Essa novidade está disponível para assinantes dos planos Team e Plus, além dos usuários da lista de espera do SearchGPT, conforme o anúncio oficial da empresa.
Os usuários gratuitos poderão acessar essa nova funcionalidade nos próximos meses, enquanto aqueles que utilizam os planos corporativo e educacional, chamados de Enterprise e Edu, terão acesso ao longo das próximas semanas. A atualização será integrada à interface existente do ChatGPT, permitindo que a ferramenta busque resultados da web quando necessário, com a opção de acionamento manual por parte dos usuários.
A nova funcionalidade pode ser utilizada tanto na versão para navegador quanto nos aplicativos móveis. Com essa atualização, a OpenAI visa reduzir a lacuna competitiva em relação a rivais como Microsoft Copilot e Google Gemini.
Desenvolvido com uma combinação de tecnologias de pesquisa, incluindo o Bing da Microsoft, o novo recurso utiliza uma versão ajustada do modelo GPT-4. A OpenAI, que já enfrentou críticas relacionadas a direitos autorais, afirma estar colaborando com parceiros de mídia para garantir o uso responsável de conteúdos.
(Foto: Divulgação)
Apesar da vantagem de não exibir anúncios, a pesquisa de IA envolve custos elevados, e a OpenAI planeja limitar o uso para usuários gratuitos. Além disso, a empresa enfrenta desafios legais em relação ao uso de conteúdo de terceiros. No entanto, Adam Fry, líder de busca da OpenAI, assegurou que os parceiros terão controle sobre como seu material é utilizado. Com a nova busca, a OpenAI espera aumentar a precisão das informações e fornecer dados confiáveis, especialmente em contextos críticos, como as eleições presidenciais nos EUA.