Como os Astronautas Lidam com a Roupa Suja no Espaço?
- Redação neonews
- 4 de fev.
- 2 min de leitura
Falta de uma solução definitiva leva os astronautas a improvisar e a buscar alternativas

(Foto: Divulgação )
Lavar roupas no espaço não é uma tarefa simples, e os astronautas ainda enfrentam desafios nesse aspecto, já que não há máquinas de lavar na Estação Espacial Internacional (ISS). Ao invés de recorrer a um processo tradicional de lavagem, como estamos acostumados aqui na Terra, os astronautas fazem o máximo para prolongar o uso de suas roupas, com um sistema bem diferente do que conhecemos.
A realidade é que as roupas usadas pelos astronautas são reutilizadas até que se tornem insuportáveis. "Algumas peças de roupa serão usadas novamente por dias, semanas ou meses, dependendo de quão fedorentas ou sujas elas ficam. Elas só são substituídas quando se tornam totalmente desconfortáveis para uso". Uma vez descartadas, as roupas não retornam à Terra. Elas são enviadas para o espaço, onde são queimadas na atmosfera junto com outros resíduos da estação espacial. Assim, a falta de um sistema de lavagem é compensada pelo reaproveitamento e descarte de maneira não convencional.
Embora não exista uma máquina de lavar no espaço, várias alternativas têm sido testadas para resolver essa questão. "A empresa multinacional Proctor & Gamble, por exemplo, trabalha em uma série de produtos que podem ser usados no espaço. Um deles foi o Tide Infinity, um detergente líquido sem fragrâncias nem solventes que permitiria que a água fosse reutilizada com segurança". Em 2021, a consistência desse produto foi testada na ISS, e, mais recentemente, em 2023, o detergente foi utilizado na missão CHAPEA (Crew Health And Performance Exploration Analog), uma simulação de missão para Marte. A principal vantagem desse detergente é a possibilidade de lavar roupas com menos energia e água, tornando-o mais adequado para o ambiente espacial.

(Foto: Divulgação )
Além disso, a NASA e a Procter & Gamble testaram os "lenços Tide To-Go" e as canetas Tide To-Go, usados para remover manchas no espaço. Mesmo com essas inovações, ainda não há uma solução definitiva para lavar roupas no espaço. E, como se não bastasse, ainda há ideias sendo discutidas para o futuro, como máquinas de lavar que poderiam ser instaladas na Lua ou em Marte. No entanto, até o momento, nenhuma dessas opções parece pronta para ser implementada e transformar o cotidiano dos astronautas.
A falta de uma solução perfeita não diminui a criatividade e a constante busca por alternativas que tornem a vida no espaço mais prática e confortável. Por enquanto, os astronautas continuarão a usar suas roupas por mais tempo do que gostaríamos, mas com a esperança de que, no futuro, o espaço possa contar com mais inovações tecnológicas para facilitar o dia a dia nas missões espaciais.