top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorOtavio Yagima

Crônica #9 | A verdade próxima do alcance: realidade x ilusão

Atualizado: 31 de out. de 2022





A mente humana é fantástica. Ela busca ideias em outras dimensões e traz soluções para cada situação, ou seja, algo que é da imaginação consegue se concretizar (Platão). Isso acontece sempre quando estamos “encrencados”. Como o homem consegue sobrepor seus limites? É quando ele busca compreender melhor cada situação. A comodidade e a vitimização não trazem desenvolvimentos. Muitos encaram os problemas como causados pelos outros e poucos incorporam como desafios. Resumidamente os problemas são criados e os acidentes são provocados.


Assim ocorreu quando o ser humano resolveu ir além dos seus limites físicos desbravar o espaço e que precisou criar um traje especial. Pasmem, NASA não tinha know-how. Buscou então empresas que apresentassem as melhores soluções, isentos de falhas. Uma empresa especializada em moda lingerie veio com a proposta: a Playtex. Eitaaaa.


Foi assim que o homem conseguiu sobreviver ao ambiente hostil. Era problema? Não! Foi um desafio.


Desde 1961, quando o primeiro cosmonauta russo Yuri Gagarim foi ao espaço, até a nossa era SPACEX os trajes espaciais sofreram grandes transformações.


Mas o que é mais engraçado que o ápice do objetivo é deixar o homem dentro de um invólucro, esteja ele dentro de um traje espacial estufadinho ou num traje espacial SLIM, como os atuais astronautas utilizam. Podem mudar os tecidos, formato, design, cor, modelo, tamanho e fabricantes, mas o princípio de tudo é manter a vida de quem usa. Sem esse “invólucro” não teriam chances de sobreviver.


E eu não preciso estar no espaço, que aliás é pertinho e está a apenas 80 quilômetros, para saber que todos os humanos aqui na Terra possuem invólucros de várias camadas formando seus corpos. Assim como o bicho da seda que tece seu casulo/invólucro camada por camada por extensos fios, assim também é o homem que tece seus invólucros com os fios da sua mente.


Mesmo que se rompa essas camadas esse ato não traz a morte física, contrário do que aconteceria se um traje fosse rompido num passeio espacial. Se os rompimentos dessas camadas obscuras onde tem o egoísmo, inveja, vingança etc. acontecem; afloram o Amor, Generosidade, Bondade, Altruísmo gerando Felicidade que nos impulsiona para o caminho da VERDADE ABSOLUTA.


Todos os trajes espaciais estão ligados a um tubo que conduz oxigênio.


Todos nós estamos ligados por um cordão umbilical celestial. Para sobreviver, basta romper essa tênue linha existente entre a Realidade e a Ilusão.

bottom of page