Quando e como Butch Wilmore e Sunita Williams voltarão à Terra será definido após análise detalhada
(Foto: Divulgação)
Na última semana, a NASA informou que o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Sunita Williams, que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) desde a primeira missão tripulada da cápsula Boeing Starliner, pode ser adiado para o próximo ano.
A missão Teste de Voo Tripulado da Starliner, lançada no dia 5 de junho a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, enfrentou vários contratempos. Inicialmente, a missão sofreu atrasos devido a um vazamento de hélio na cápsula, e problemas adicionais foram identificados durante o voo e a acoplagem na ISS. A falha de cinco dos 28 propulsores do módulo resultou em um atraso de mais de uma hora na ancoragem da espaçonave.
A NASA está realizando uma análise abrangente dos problemas encontrados com a Starliner e convocou especialistas de diversos centros de pesquisa para ajudar a entender as falhas. “Estamos trazendo pessoas com uma perspectiva totalmente diferente para entender o que pode ter causado os problemas,” explicou Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA.
Atualmente, a agência está considerando várias opções para o retorno de Wilmore e Williams. Embora a Starliner possa eventualmente ser usada para trazer os astronautas de volta, ainda não está claro se a cápsula será adequada para essa tarefa. A SpaceX também pode ser acionada para auxiliar no transporte de volta, mas a data exata ainda não foi definida.
O atraso no retorno dos astronautas também está afetando outras missões. Por exemplo, a missão Crew-9 da SpaceX teve seu lançamento adiado para o fim de setembro, e um voo de reabastecimento foi remarcado para outubro. Caso os problemas da Starliner não sejam resolvidos, a missão Crew-9 poderá lançar apenas dois astronautas, com o objetivo de trazer Wilmore e Williams de volta em fevereiro de 2025.
Apesar das dificuldades, Wilmore e Williams continuam ativos na ISS, colaborando nas tarefas diárias e aproveitando o tempo extra em órbita. A NASA reforça que está comprometida com a segurança da tripulação e só tomará decisões quando tiver certeza de que não está colocando os astronautas em risco desnecessário. “A agência está garantindo que não colocamos a tripulação em risco desnecessário,” afirmou Joe Acaba, astronauta-chefe da NASA.
A decisão final sobre o retorno dos astronautas deverá ser anunciada até o fim deste mês, com base nas conclusões das análises em andamento. Enquanto isso, o setor espacial aguarda ansiosamente para ver como a situação se desenrolará e quais serão os próximos passos para os membros da primeira missão tripulada da Starliner.
Veja Também: Filmes e Séries | Lançamentos da semana