top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Decisão Sobre Resgate dos Astronautas na ISS Deve Sair em Breve

Quando e como Butch Wilmore e Sunita Williams voltarão à Terra será definido após análise detalhada


Quando e como Butch Wilmore e Sunita Williams voltarão à Terra será definido após análise detalhada
Astronautas na ISS

(Foto: Divulgação)


Na última semana, a NASA informou que o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Sunita Williams, que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) desde a primeira missão tripulada da cápsula Boeing Starliner, pode ser adiado para o próximo ano.


A missão Teste de Voo Tripulado da Starliner, lançada no dia 5 de junho a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, enfrentou vários contratempos. Inicialmente, a missão sofreu atrasos devido a um vazamento de hélio na cápsula, e problemas adicionais foram identificados durante o voo e a acoplagem na ISS. A falha de cinco dos 28 propulsores do módulo resultou em um atraso de mais de uma hora na ancoragem da espaçonave.


A NASA está realizando uma análise abrangente dos problemas encontrados com a Starliner e convocou especialistas de diversos centros de pesquisa para ajudar a entender as falhas. “Estamos trazendo pessoas com uma perspectiva totalmente diferente para entender o que pode ter causado os problemas,” explicou Ken Bowersox, administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA.


Atualmente, a agência está considerando várias opções para o retorno de Wilmore e Williams. Embora a Starliner possa eventualmente ser usada para trazer os astronautas de volta, ainda não está claro se a cápsula será adequada para essa tarefa. A SpaceX também pode ser acionada para auxiliar no transporte de volta, mas a data exata ainda não foi definida.


O atraso no retorno dos astronautas também está afetando outras missões. Por exemplo, a missão Crew-9 da SpaceX teve seu lançamento adiado para o fim de setembro, e um voo de reabastecimento foi remarcado para outubro. Caso os problemas da Starliner não sejam resolvidos, a missão Crew-9 poderá lançar apenas dois astronautas, com o objetivo de trazer Wilmore e Williams de volta em fevereiro de 2025.


Apesar das dificuldades, Wilmore e Williams continuam ativos na ISS, colaborando nas tarefas diárias e aproveitando o tempo extra em órbita. A NASA reforça que está comprometida com a segurança da tripulação e só tomará decisões quando tiver certeza de que não está colocando os astronautas em risco desnecessário. “A agência está garantindo que não colocamos a tripulação em risco desnecessário,” afirmou Joe Acaba, astronauta-chefe da NASA.


A decisão final sobre o retorno dos astronautas deverá ser anunciada até o fim deste mês, com base nas conclusões das análises em andamento. Enquanto isso, o setor espacial aguarda ansiosamente para ver como a situação se desenrolará e quais serão os próximos passos para os membros da primeira missão tripulada da Starliner.


 



bottom of page