Nova tecnologia , após 2 dias jogando, conseguiu atingir números melhores que 95% dos tempos registrados por pessoas reais
Um dos pontos mais importantes no desenvolvimento de um jogo é a inteligência artificial (IA) dos inimigos que o jogador enfrentará. Na última quarta-feira (09) a Sony anunciou que uma de suas divisões desenvolveu uma tecnologia inovadora, que junto da Polyphony Digital, criaram um sistema de IA capaz de superar praticamente todos os jogadores de Gran Turismo Sport.
Leia também: "Obi-Wan Kenobi": Seriado de Star Wars ganha pôster com personagem no planeta Tatooine
Denominada de GT Sophy, a IA é baseada em machine learning, mais especificamente com uma[ técnica de reforço (Deep reinforcement learning) que faz com que a máquina aprenda por meio de tentativa e erro, assim não sendo necessário um acompanhamento constante. Os números que a IA atingiu foram impressionantes.
Após apenas 2 dias de treino no Gran Turismo Sport, a Sophy já possuía tempos melhores que 95% daqueles atingidos por jogadores reais. Porém seu aprendizado não parou por aí, e após mais de 40 mil horas de treino a IA já superava jogadores profissionais.
Essa nova tecnologia, segundo os desenvolvedores, será muito útil nos jogos de corrida principalmente pois a IA se assemelha bastante a pessoas reais, podendo até realizar movimentos complexos e táticas durante as corridas, além também do desenvolvimento de demais tecnologias que possam tomar proveito de uma IA avançada, como de drones e veículos autônomos.
Leia também: Crônica | Download do vício
Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, tecnologia, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso canal do Portal neoNews no Telegram, ou conheça nosso Instagram!