Descubra como otimizar a recepção de ligações e internet no seu celular Android ou iPhone (iOS)
(Foto: Divulgação)
Problemas com o sinal do celular podem atrapalhar chamadas, o envio de mensagens ou o acesso à internet. Felizmente, há soluções simples e práticas para melhorar a recepção. Confira a seguir as principais dicas para resolver essas questões no seu dispositivo Android ou iPhone.
1. Reinicie a conexão com o modo avião
“Ligue e desligue o modo avião.” Essa é uma das primeiras medidas que você pode tomar para corrigir problemas no sinal. Esse processo reinicia os modems de Wi-Fi, Bluetooth e celular, ajudando o aparelho a localizar as antenas mais próximas.
(Foto: Divulgação)
2. Reinicie o celular
Se o sinal continuar fraco, reinicie o dispositivo. “Dessa forma, é possível que alguns problemas sejam corrigidos e a conexão volte a funcionar de forma efetiva.”
(Foto: Divulgação)
3. Procure um local mais alto
Locais com muitas paredes ou obstáculos podem interferir no sinal. “Outra alternativa é procurar por um local mais alto e que tenha menos interferência de paredes.”
(Foto: Divulgação)
4. Localize antenas próximas
No site da Anatel, você pode identificar a localização das antenas na sua região e verificar a qualidade do serviço de cada operadora. Isso pode ajudar a escolher o melhor local para obter sinal.
(Foto: Divulgação)
5. Verifique o cartão SIM
Retire o cartão SIM, limpe-o e confira se há algum defeito físico. Se o problema persistir, pode ser necessário trocá-lo. Para usuários de eSIM, uma simples reinicialização do aparelho pode ser suficiente.
(Foto: Divulgação)
6. Redefina as configurações de rede
Atualizar as configurações de rede pode corrigir erros de conectividade. Mas atenção: esse processo apaga senhas de Wi-Fi salvas, configurações de APN e VPN.
(Foto: Divulgação)
7. Atualize as configurações da operadora
“Vale ressaltar que, diferente do iPhone, nem todos os celulares Android têm configurações de operadora.” No entanto, verificar se há atualizações disponíveis pode melhorar a conectividade.
(Foto: Divulgação)
8. Contate a operadora
Se o problema persistir, entre em contato com a sua operadora. Falhas em torres ou danos em cabos de fibra óptica podem ser a causa, e a empresa responsável deve corrigir essas questões.
(Foto: Divulgação)
9. Considere um amplificador de sinal
Em situações extremas, um amplificador de sinal pode ser útil. Ele aumenta a capacidade do aparelho de buscar conexão, mesmo distante das antenas. “Antes de investir em um amplificador, esgote todas as outras opções, já que ele não garante a solução do problema.”
(Foto: Divulgação)
Com essas dicas, é possível otimizar o sinal do seu celular e melhorar a experiência de uso. Identifique a solução mais adequada para o seu caso e mantenha-se conectado sem interrupções.