Unbound Academy promete aprendizado personalizado com tecnologia de ponta
(Foto: Divulgação)
Uma iniciativa inovadora está ganhando força nos Estados Unidos: a Unbound Academy, primeira escola virtual autorizada a oferecer ensino integral utilizando inteligência artificial no lugar de professores. Localizada no Arizona, a escola foi aprovada pelo conselho estadual de charter schools em uma votação apertada e promete transformar a forma como estudantes aprendem.
Com foco em alunos do quarto ao oitavo ano, o modelo adotará ferramentas de empresas como IXL e Khan Academy, conhecidas por seus sistemas de aprendizado personalizado. “À medida que eles trabalham nas aulas sobre assuntos como matemática, leitura e ciências, o sistema de IA analisa suas respostas, tempo gasto em tarefas e dá até mesmo dicas emocionais para otimizar a dificuldade e a apresentação do conteúdo”, explicou a escola na proposta.
Além das aulas de apenas duas horas diárias sobre o currículo tradicional, os estudantes terão o restante do dia dedicado a oficinas práticas que incluem educação financeira, empreendedorismo e pensamento crítico. “Isso garante que cada aluno seja desafiado consistentemente em seu nível ideal, evitando tédio ou frustração”, afirma a escola.
(Foto: Divulgação)
Inspirada em iniciativas semelhantes, como a Alpha School no Texas, a Unbound Academy argumenta que o uso intensivo de IA pode acelerar o aprendizado. Dados apresentados mostram que alunos do método evoluem 2,6 vezes mais rápido e alcançam um desempenho 6,5 vezes melhor em comparação aos modelos convencionais.
Se bem-sucedida, essa abordagem poderá ampliar o debate sobre o uso de tecnologias emergentes na educação, ao mesmo tempo em que levanta questões sobre a substituição de professores por máquinas.