A empresa promete “entender a verdadeira natureza do universo” com base na inteligência artificial
(Foto: Divulgação)
Quem lembra quando, em março, Elon Musk e mais alguns intelectuais, executivos e pesquisadores do setor tecnológico escreveram uma carta aberta pedindo uma pausa no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial. Pois bem, quatro meses depois, o empresário anunciou sua nova empresa, a “xAI”, que promete “entender a verdadeira natureza do universo”, com base na inteligência artificial.
A recém-formada empresa revelou-se com um novo site que detalha sua missão e equipe. Elon também tweetou que a intenção da empresa é “entender a realidade”, sem acrescentar mais nenhum outro detalhe ou explicação. O site ainda afirma que mais informações serão anunciadas “em algumas semanas ou meses”.
A equipe da empresa é liderada por Elon Musk, mas também inclui alguns membros que trabalharam em outras grandes empresas da IA, como OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind. Alguns dos nomes listados no site são: Igor Babuschkin, Manuel Kroiss, Yuhuai (Tony) Wu, Christian Szegedy, Jimmy Ba, Toby Pohlen, Ross Nordeen, Kyle Kosic, Greg Yang, Guodong Zhang e Zihang Dai..
Essa equipe está sendo aconselhada por Dan Hendrycks, um pesquisador que lidera o Center of AI Safety, uma organização sem fins lucrativos que tem em vista “reduzir os riscos em escala social associados à IA”, de acordo com o The Verge.
De acordo com o site da nova empresa, ela é separada da abrangente X Corp, “mas trabalhará em estreita colaboração com a X (Twitter), Tesla e outras empresas”.
Publicidade
Veja também: De Volta aos 15 | Maisa fala sobre segunda temporada