A empresa tem intuito de expandir o uso de RV para o mundo fitness e no trabalho, que deve chegar ao público em 2023
Em evento ocorrido nesta quinta-feira (28), o Facebook revelou publicamente sobre as intenções da empresa no meio de realidade virtual, estendida e a criação de metaversos, além de novidades para o Spark AR e o anúncio de um novo aplicativo de criação de efeitos VR.
Um ponto bem importante em todo o assunto de metaverso, que ainda é uma tecnologia ainda em desenvolvimento, é a acessibilidade dos dispositivos de RV ao grande público, visto que possui um preço bastante elevado. Sue Young, Diretora de Gerenciamento de Produtos do Facebook, em entrevista a imprensa, comentou que será possível acessar o metaverso por múltiplos dispositivos (óculos de RA e headset RV, por exemplo), com todos os usuários podendo interagir independente do aparelho usado. "É a próxima geração da internet", afirma Young.
Um dos enfoques da empresa está sendo a expansão do uso de RV, indo além dos games para entrar no mundo fitness e até no trabalho, na qual estão sendo criados conceitos e ferramentas para sua melhor implementação, com testes iniciando ainda nesse ano com os próprios funcionários do Facebook, e com expectativa de que fique disponível para o público em 2023.
Dentre as novidades trazidas ao evento, temos Horizon Home, que é um game para o Oculus Quest 2, e que permite o encontro de usuários em salas virtuais na qual os usuários poderão passar um tempo junto, jogando, assistindo vídeos, usando apps e etc. Parece uma boa pedida de um "rolê virtual" com seus amigos.
Também foi comentado sobre novas adições ao Spark AR, e a empresa revelou que está agora investindo na criação de uma comunidade no produto. As principais novidades trazidas foram:
Rastreamento de mãos e corpo, que chegará em novembro;
Filtros específicos de cidades, países, ícones, monumentos, dentro outros, disponível em 2022;
Textos, emojis, stickers, GIFs e etc, no mundo real, com profundidade de campo, oclusão e rastreamento de plano aprimorado. Também ficará disponível em 2022.
E por fim foram divulgadas novas informações sobre o aplicativo "Polar". O nome ainda não é definitivo, e ele permitirá que usuários criem seus próprios efeitos e filtros de forma bem mais simplificada e acessível, sem a necessidade de códigos ou do Spark AR Studio. As criações feitas nele poderão ser usadas no próprio Facebook e Instagram.
Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo da tecnologia? Acesse o canal do Portal neoNews no Telegram!