Ferramenta Exlusiva do Gmail para assinantes usa Inteligência Artificial Gemini para refinar E-mails no PC
(Foto: Divulgação)
O Gmail acaba de adicionar uma nova funcionalidade para os assinantes da plataforma: o assistente de escrita com inteligência artificial. Disponível agora na versão web, o recurso utiliza a tecnologia Gemini do Google para ajudar usuários a elaborar e revisar mensagens com mais facilidade. Conhecida como “Help me write” (ou “Ajude-me a escrever”, em português), a função “atua exatamente como no app Gmail para celular”. O recurso é ativado ao abrir uma nova mensagem, mesmo que ela esteja vazia, e oferece uma experiência aprimorada de escrita.
Com opções para formalizar, elaborar ou encurtar um e-mail a partir de um texto inicial, o “Ajude-me a escrever” traz novas possibilidades para tornar a comunicação mais eficiente e precisa. “Embora não seja uma função inédita, a integração com o Gemini torna o uso da IA bem mais conveniente no dia a dia.” Isso significa que a inteligência artificial pode sugerir um conteúdo mais polido e adequado para cada tipo de mensagem, promovendo uma escrita mais assertiva e profissional.
(Foto: Divulgação)
Além do assistente de escrita, o Gmail agora conta com o atalho “Polish” (“Polir”, em tradução livre). Esta opção oferece um refinamento automático para as mensagens, adicionando um toque formal e enriquecido ao conteúdo. A funcionalidade está disponível para mensagens com no mínimo 12 palavras e pode ser acionada via botão ou pelo atalho Ctrl + “H” no PC. “Como o nome sugere, o botão ajuda a refinar mensagens para envios mais enriquecidos e formais”, tornando a função especialmente útil em e-mails de trabalho e comunicações corporativas.
Para ter acesso a essas ferramentas, o usuário precisa ser assinante de uma das contas Gemini Business, Enterprise, Gemini Education, Education Premium ou Google One AI Premium, já que a funcionalidade é exclusiva para esses perfis. “Segundo o Google, a função é ativada por padrão em grupos corporativos e para usuários finais”, garantindo que a experiência corporativa seja personalizada e eficiente, com suporte de IA para a construção de e-mails relevantes e bem estruturados.
Essa funcionalidade começou a ser distribuída na segunda-feira (28) e está sendo liberada gradualmente para os assinantes, o que pode levar até 15 dias para estar totalmente disponível. A novidade no Gmail promete facilitar a escrita de mensagens com o suporte da inteligência artificial, proporcionando aos usuários uma experiência de comunicação digital mais simples e prática.