top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Gmail Lança Assistente de Escrita com IA | Conheça a Função "Ajude-me a Escrever"

Ferramenta Exlusiva do Gmail para assinantes usa Inteligência Artificial Gemini para refinar E-mails no PC


Gmail
Gmail

(Foto: Divulgação)



O Gmail acaba de adicionar uma nova funcionalidade para os assinantes da plataforma: o assistente de escrita com inteligência artificial. Disponível agora na versão web, o recurso utiliza a tecnologia Gemini do Google para ajudar usuários a elaborar e revisar mensagens com mais facilidade. Conhecida como “Help me write” (ou “Ajude-me a escrever”, em português), a função “atua exatamente como no app Gmail para celular”. O recurso é ativado ao abrir uma nova mensagem, mesmo que ela esteja vazia, e oferece uma experiência aprimorada de escrita.


Com opções para formalizar, elaborar ou encurtar um e-mail a partir de um texto inicial, o “Ajude-me a escrever” traz novas possibilidades para tornar a comunicação mais eficiente e precisa. “Embora não seja uma função inédita, a integração com o Gemini torna o uso da IA bem mais conveniente no dia a dia.” Isso significa que a inteligência artificial pode sugerir um conteúdo mais polido e adequado para cada tipo de mensagem, promovendo uma escrita mais assertiva e profissional.


Função "Ajude-me a Escrever"
Função "Ajude-me a Escrever"

(Foto: Divulgação)


Além do assistente de escrita, o Gmail agora conta com o atalho “Polish” (“Polir”, em tradução livre). Esta opção oferece um refinamento automático para as mensagens, adicionando um toque formal e enriquecido ao conteúdo. A funcionalidade está disponível para mensagens com no mínimo 12 palavras e pode ser acionada via botão ou pelo atalho Ctrl + “H” no PC. “Como o nome sugere, o botão ajuda a refinar mensagens para envios mais enriquecidos e formais”, tornando a função especialmente útil em e-mails de trabalho e comunicações corporativas.


Para ter acesso a essas ferramentas, o usuário precisa ser assinante de uma das contas Gemini Business, Enterprise, Gemini Education, Education Premium ou Google One AI Premium, já que a funcionalidade é exclusiva para esses perfis. “Segundo o Google, a função é ativada por padrão em grupos corporativos e para usuários finais”, garantindo que a experiência corporativa seja personalizada e eficiente, com suporte de IA para a construção de e-mails relevantes e bem estruturados.


Essa funcionalidade começou a ser distribuída na segunda-feira (28) e está sendo liberada gradualmente para os assinantes, o que pode levar até 15 dias para estar totalmente disponível. A novidade no Gmail promete facilitar a escrita de mensagens com o suporte da inteligência artificial, proporcionando aos usuários uma experiência de comunicação digital mais simples e prática.


 

bottom of page