Novidade em teste em Singapura Google Play Protect visa proteger usuários de fraudes financeiras online
(Foto: Divulgação)
O Google Play Protect, serviço de segurança do Google, está prestes a implementar uma nova camada de proteção para os usuários de Android, com o objetivo de combater golpes financeiros online. A big tech anunciou na última terça-feira (6) que, em breve, o Play Protect bloqueará automaticamente a instalação de aplicativos maliciosos, uma funcionalidade que está sendo testada inicialmente em Singapura.
De acordo com a empresa, a proteção aprimorada realizará uma análise detalhada do uso de permissões de tempo de execução comuns em fraudes financeiras. As quatro solicitações específicas que estarão na mira são RECEIVE_SMS (receber SMS), READ_SMS (ler SMS), BIND_NOTIFICATIONS (histórico de notificações) e Accessibility (acessibilidade). Essas permissões, segundo o Google, são frequentemente exploradas por fraudadores para interceptar senhas de uso único via SMS, notificações e até mesmo espionar o conteúdo da tela.
A ativação dessa nova ferramenta de segurança resultará no bloqueio automático de aplicativos maliciosos que contenham qualquer uma dessas quatro permissões em downloads fora da Play Store. Nesse caso, os usuários serão alertados sobre o motivo da proibição da instalação por meio de uma mensagem na tela.
Inicialmente, a proteção reforçada estará disponível para residentes em Singapura e faz parte de uma parceria estratégica com a Agência de Segurança Cibernética de Singapura (CSA). O lançamento para o público em geral está previsto para "nas próximas semanas". No entanto, ainda não há previsão de expansão para mais regiões, uma vez que o Google pretende avaliar a eficácia do sistema antes de disponibilizá-lo globalmente.
Recentemente, o serviço de detecção de ameaças do Android foi aprimorado com a verificação em tempo real, identificando 515 mil novos aplicativos maliciosos e bloqueando 3,1 milhões de instalações. O Google reforça seu compromisso em manter a segurança dos usuários em primeiro plano, especialmente diante das crescentes ameaças online.
Publicidade