Plataforma chegou ao mercado chinês, e foi criado para se tornar potência local entre os apps do mesmo estilo
(ByteDance/Reprodução)
Recentemente, o Instagram tem alterado suas ferramentas de vídeos (os Reels) e áudios (com músicas nas fotos, por exemplo), para se assimilar a outras plataformas. Nisso, a comparação da rede social com o TikTok é quase inevitável; e há certa reclamação na web para que o Insta volte a ser o que era anteriormente, focado na fotografia.
Contudo, um novo app no mercado ocidental, chamado Kesong, pode ser o espaço que o público está procurando. Lançado neste mês de julho na China, o Kesong é uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, focado no mundo da moda e das compras; e funciona como um marketplace de diferentes produtos e vendedores.
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Nisso, o aplicativo é focado neste mundo das vendas, mas sua funcionalidade lembra o Instagram antigo, cujo intuito eram as fotos. O Kesong é uma criação da ByteDance, a proprietária do TikTok, e o objetivo inicial do app é atender o público doméstico na China; no caso, os que utilizam já o Instagram e o Xiaohongshu, que também funciona como um espaço de recomendação de moda e lifestyle.
O Insta e o Xiaohongshu (conhecido no exterior como Red) são tidos como aplicativos "planting grass": que influenciam leitores e usuários a comprarem determinados produtos, usando de influência.
Kesong também trará funcionalidade de textos, além das imagens e vídeos
É claro que, por ser um produto da ByteDance, o Kesong também terá a opção de vídeos; mas uma plataforma de textos estará inclusa no app. Nisso, os usuários poderão escrever resenhas e dicas de produtos, algo que o Instagram não tem além das legendas (apesar de conter em sua interface o espaço com as lojas virtuais).
Na China, o app Xiaohongshu é amplamente utilizado tanto pelos consumidores quanto por marcas, que promovem seus lançamentos com os influencers de lá. Dessa forma, há uma crescente de milhões de usuários usando o aplicativo, tanto na China quanto em localidades como Austrália, Singapura, Canadá e Malásia.
Ainda pensando no Instagram, há certo movimento de usuários e influencers no aplicativo pedindo a volta das funções antigas. Nesse cenário, o público deseja que o Insta volte a ser um app voltado para fotos, apesar da Meta já ter declarado que manterá a interface atual com foco nos Reels.
O lançamento do Kesong, levando em conta a popularidade do Douyin e do TikTok (ambos apps de vídeos curtos), poderá ser bastante popular. Hoje, a ByteDance tem um valor de mercado de 300 bilhões de dólares, e se tornou uma influente "fábrica de apps" tanto dentro quanto fora da China.
Ainda não há informações a respeito do Kesong no Brasil.
Fonte: Gadgets360
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