top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Mídia internacional repercute morte de Rita Lee

A cantora faleceu na manhã de ontem (9)


Gustavo comemorando a liderança

(Foto: Divulgação)


Ontem (9) foi um dia cheio de emoções! A grande cantora Rita Lee, de 75 anos, faleceu, devido a luta contra um câncer no pulmão.


A notícia de sua morte não repercutiu somente no Brasil, mas sim no mundo inteiro. Grandes veículos de imprensa internacionais como a revista Billboard, o periódico espanhol El País, o jornal britânico The Guardian, o site norte-americano Pitchfork e tantos outros repercutiram o falecimento da Rainha do Rock nacional.


Segundo a Billboard, Rita Lee era “conhecida por sua fusão de psicodelia com pop, MPB, bossa e new wave“.


O El País afirmou que a cantora ainda era “instrumentista, também atriz e escritora“; além de ser “celebrada por seus compatriotas como uma das maiores compositoras pop portuguesas, como feminista e defensora de direitos e liberdades desde os anos da ditadura, quando sua carreira artística começou e a censura era algo cotidiano.”


o The Guardian falou que ela era uma “artista pioneira e ícone feminista, que vendeu mais de 55 milhões de discos durante uma carreira de seis décadas“, e ainda afirmou que “como artista solo, a roqueira ruiva gravou uma sucessão de sucessos igualmente bem-sucedidos e irreverentes como Amor e Sexo e Lança Perfume. Seus mais de 40 álbuns incluíram uma homenagem aos Beatles com infusão de bossa nova em 2001 chamada Here, There and Everywhere.”


O site Pitchfork relembrou que a banda Os Mutantes, a qual Lee fez parte antes de seguir como cantora solo, causou impacto em artistas internacionais: “Kurt Cobain, David Byrne, Of Montreal, Flea e muitos outros citaram o grupo como uma influência importante.”


A revista Variety destacou que, “em sua música, Lee falava abertamente sobre uma variedade de tópicos políticos que ajudaram a apresentar ao público brasileiro ideias feministas como sexualidade feminina e prazer. Ela também era uma ávida ativista dos direitos dos animais.”


 

Publicidade

 

bottom of page