A atriz Mariska Hargitay fala sobre os traumas causados pela série e como encontrou forças para criar a Fundação Joyful Heart
(Foto: Divulgação)
Protagonista de Law & Order: SVU há 25 anos, Mariska Hargitay, intérprete da icônica detetive Olivia Benson, revelou em uma entrevista à revista Interview, com Selena Gomez, o impacto profundo que os temas da série tiveram em sua vida. A atriz confessou que "foi um processo" aprender a se desconectar das histórias difíceis e dos traumas abordados no programa após sair do set. "Quando comecei a série, não tinha noção do quão profundamente ele me afetaria", explicou Hargitay, refletindo sobre
a intensidade emocional de viver tantos anos imersa em histórias de crimes e abusos.
Segundo Hargitay, até mesmo seu marido, o ator Peter Hermann, que também fez parte do elenco da série, nota como o trabalho a afetou no cotidiano. Ela conta que, onde quer que o casal vá, sua primeira pergunta é sempre sobre a taxa de criminalidade local. "Houve momentos em que não sabia como me proteger, e acho que fui definitivamente vítima de trauma secundário por ser inundada com essas histórias e saber que eram verdadeiras", continuou a atriz, ao descrever como as tramas de SVU – muitas delas inspiradas em casos reais – deixaram marcas emocionais duradouras.
Para lidar com esse impacto, Hargitay decidiu agir. "É também por isso que comecei a [Fundação] Joyful Heart, para que eu sentisse que, bem, pelo menos estou fazendo algo a respeito." A fundação, criada pela atriz, é dedicada a apoiar sobreviventes de abuso sexual, violência doméstica e outros tipos de trauma, proporcionando-lhes ajuda e recursos para a cura. Através desse projeto, Hargitay canalizou a dor vivenciada no set para uma ação positiva, ajudando inúmeras pessoas a superarem traumas e encontrarem justiça.
Apesar dos desafios emocionais, Mariska Hargitay se orgulha da influência positiva de Law & Order: SVU. "Uma das partes mais gratificantes deste trabalho é o quanto a comunidade aprendeu. As mulheres aprenderam muito sobre DNA e sobre ir ao hospital e denunciar, e o que não fazer e o que fazer depois de ser agredida", destacou a atriz. O impacto educativo da série ajudou muitas vítimas a se informarem sobre seus direitos, a buscarem justiça e a encontrarem formas de curar seus traumas, um dos maiores legados do programa, segundo a protagonista.
(Foto: Divulgação)
Com o sucesso de Law & Order: SVU, o 26º ano da série já está a caminho, com estreia marcada para 3 de outubro nos Estados Unidos. Os fãs brasileiros podem assistir aos episódios anteriores no Universal TV, e a série está parcialmente disponível nas plataformas de streaming Globoplay, Prime Video e Netflix.
Mesmo com os desafios pessoais enfrentados, Hargitay continua sendo um símbolo de força e resiliência, tanto dentro quanto fora das telas, inspirando a comunidade e, sobretudo, as vítimas de violência, a lutarem por justiça e cura.