O corte da Steam sob a venda dos jogos é de 30/70, porém essa prática é fortemente criticada pelas produtoras
Em publicação feita no site da Xbox, foi anunciado que a partir do dia 1 de agosto, o corte da venda dos jogos que fica para a Microsoft diminuirá de 30% para 12%. Essa ação tem como objetivo aumentar a competitividade da Microsoft Store no PC Gaming, indo de frente com a Steam e estimulando as desenvolvedoras e distribuidoras a colocarem seus jogos na loja.
A Microsoft não foi a primeira a oferecer menos do que os 30% oferecidos pela Steam. A Epic Games Store desde seu lançamento em 2019 já oferece esse valor, e os resultados foram extremamente positivos, visto a extensa biblioteca de jogos, os diversos exclusivos de peso e a recepção muito positiva dos gamers.
A Steam é a principal loja digital de games no PC há muitos anos, porém o corte que ela oferece para a venda de um jogo em sua plataforma desagrada bastante os produtores. Segundo uma pesquisa que contou com diversas produtoras, dentre os mais de 3000 entrevistados, apenas 3% concordam com a divisão de 30/70 sob as vendas dos jogos. Isso deixa claro que a Steam é mal vista pelos próprios produtores dos jogos que ela vende em seu serviço, porém provavelmente eles acabam ficando presos a ela devido a sua imensa popularidade.
Porém essas ações feitas na Microsoft Store e Epic Games Store, oferecendo um valor mais atrativo para as empresas, e as várias ações adicionais bem atrativas, como o Game Pass da Microsoft, e os jogos grátis todos meses na Epic, mostra que toda essa competitividade entre empresas, além de ameaçar esse longo reinado da Steam no PC, acaba sendo benéfico para o consumidor e produtoras, apenas agregando mais valor a indústria dos games.