top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Mistério | Bolas de Pedra de 5 Mil Anos São Encontradas em Ilha na Escócia

Arqueólogos Tentam Desvendar o Enigma das Esferas Neolíticas em Tumba na Ilha de Sanday


Arqueólogos Tentam Desvendar o Enigma das Esferas Neolíticas em Tumbo da Ilha de Sanday
Bolas de Pedra

(Foto: Divulgação)


Recentemente, arqueólogos realizaram uma descoberta intrigante na ilha de Sanday, na Escócia: duas esferas de pedra polida com aproximadamente 5.500 anos de idade foram encontradas em uma tumba neolítica. Este achado misterioso está deixando os pesquisadores em busca de respostas sobre a função e o significado dessas esferas antigas.


Segundo um comunicado da University of Central Lancashire (UCLan), o propósito exato dessas bolas de pedra ainda é desconhecido. Embora várias esferas semelhantes tenham sido encontradas em sítios arqueológicos datados do período neolítico, a maioria dessas descobertas ocorreu na Escócia, com algumas ocorrendo também na Inglaterra, Irlanda e Noruega.


Algumas dessas esferas são gravadas com padrões elaborados, enquanto outras foram polidas até se tornarem completamente lisas. Vicki Cummings, professora de arqueologia da UCLan, explica que as esferas lisas provavelmente foram produzidas no início do período neolítico, enquanto as mais sofisticadas surgiram posteriormente. "Provavelmente levava muito tempo para fazê-las, pois polir uma pedra é um processo muito demorado", afirma Cummings.


Diversas hipóteses estão sendo consideradas para entender a função dessas esferas. Entre as especulações, algumas sugerem que as bolas poderiam ter sido usadas como armas, objetos cerimoniais ou simplesmente como itens artísticos. Contudo, a maioria dos arqueólogos acredita que as esferas serviam como símbolos de status social, refletindo a importância e o prestígio de seus possuidores.


Este achado se soma a outras descobertas arqueológicas recentes, como as ruínas pré-históricas encontradas no fundo do mar e evidências de que os humanos bebiam vinho desde o período neolítico. Esses eventos continuam a ampliar nosso entendimento sobre as culturas antigas e suas práticas.


Enquanto os pesquisadores trabalham para desvendar os segredos das esferas de pedra, a comunidade arqueológica e o público em geral aguardam ansiosamente novas informações que possam lançar luz sobre essas fascinantes relíquias do passado.


 



bottom of page