A empresa afirma que tecnologia deve chegar ao público nos próximos 10 a 15 anos
Realidade virtual é uma das coisas que mais empolgam e instigam os amantes de tecnologia, principalmente pelo imenso potencial que ela pode fornecer. Obras como "Jogador N°1" abordam o tema muito bem, mostrando um futuro em que universos interativos completos seriam acessados pelas pessoas por meio de seu headsets VR, e se você sonha com essa tecnologia pode ficar tranquilo, ela está chegando.
Na última segunda-feira (27) o Facebook anunciou que irá investir US$50 milhões para o desenvolvimento de um metaverso. A descrição dessa tecnologia, dada pela empresa, é de "espaços virtuais na qual você poderá criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você". Para aqueles que são críticos do tempo que as pessoas passam na internet, o Facebook complementa dizendo que "Não necessariamente é sobre passar mais tempo online, mas sim sobre fazer com que o tempo que você gasta seja mais significativo".
Mesmo com o ânimo lá no alto, a empresa já avisa que infelizmente ainda levará um tempo para que cheguemos a esse nível tecnológico, porém a empresa aproveitara esse tempo. "Não será construído da noite por dia. Muitos desses produtos só estarão pronto nos próximos 10-15 anos. Mesmo que frustante para alguns, isso nos dará tempo para fazer as difíceis questões sobre como ele deve ser construído."
Nesse quesito, o de desenvolvimento responsável, a empresa apresentou algumas áreas importantes que devem ser considerados para evitar problemas futuros:
Oportunidade econômica: Tem objetivo de encourajar a competição e manter uma próspera economia digital;
Privacidade: Como a empresa irá diminuir o uso de dados, além do desenvolvimento de uma tecnologia que protege os dados dos usuários e fornece transparência e controle a eles;
Segurança e integridade: Como manter a segurança das pessoas online e dar a eles ferramentas de ação ou ajuda caso vejam algo que incomode;
Equidade e inclusão: Desenvolver essas tecnologias da forma mais acessível possível.
O Facebook é uma das empresas que mais investe em realidade virtual, principalmente desde a compra da Oculus por US$ 2 bilhões lá em 2014.
Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop e o mundo da tecnologia? Acesse o canal do Portal neoNews no Telegram!