top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

Noruega Faz História | Mais Carros Elétricos do que a Gasolina nas Ruas

País nórdico atinge marco inédito na transição para veículos elétricos


País nórdico atinge marco inédito na transição para veículos elétricos
Carros Elétricos

(Foto: Divulgação)


A Noruega acaba de registrar um marco histórico: "O número de veículos elétricos (EVs) supera o de veículos a gasolina", conforme dados da Federação de Estradas do país (OFV). Essa é a primeira vez que essa inversão acontece em qualquer país.


O diretor da OFV, Øyvind Solberg Thorsen, declarou: “Isso é histórico. Um marco que poucos vislumbravam há dez anos.” No entanto, é importante notar que, embora os EVs tenham superado os veículos a gasolina, “os veículos a diesel ainda são os tipos de veículos mais usados por lá.”


Atualmente, dos 2,8 milhões de veículos registrados na Noruega, "754.303 são veículos totalmente elétricos" e "753.905 são veículos que funcionam a gasolina." Os quase 1,3 milhão restantes são veículos a diesel.


A eletrificação da frota de carros de passageiros está avançando rapidamente, com a Noruega se movimentando para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota dominada por veículos elétricos. Øyvind Solberg Thorsen ressalta a importância dessa transição energética.


A Noruega estabeleceu como meta que, até 2025, "todos os carros novos vendidos sejam de algum tipo que não emita gases poluentes," como elétricos e de hidrogênio. Esse prazo é dez anos antes do objetivo estipulado pela União Europeia.


Os incentivos fiscais oferecidos pelo governo norueguês tornaram os EVs mais competitivos em relação a veículos a gasolina e diesel. Em agosto, veículos totalmente elétricos representaram um recorde de "94,3% das novas inscrições de carros," impulsionados em grande parte pelas vendas do Tesla Model Y.


Embora a Noruega seja um grande produtor de gás e petróleo, sua política de sustentabilidade continua a avançar. Na Europa, as vendas de carros elétricos começaram a cair no final de 2023, mas a participação no mercado deve aumentar, com previsões de que representem entre 20% e 24% das novas inscrições de carros até 2025.


 



bottom of page