Fraude sofisticada utiliza tecnologia NFC e Android para roubo de dados; saiba como se proteger
(Foto: Divulgação)
Um novo tipo de golpe digital está chamando a atenção das autoridades e especialistas em cibersegurança. Desta vez, criminosos têm usado um malware projetado para infectar dispositivos Android que suportam a tecnologia NFC (Near Field Communication) para pagamentos por aproximação. O objetivo é claro: “roubar os dados e clonar os cartões de crédito usados nestas transações financeiras”.
De acordo com a empresa de cibersegurança ESET, o golpe foi detectado inicialmente na República Tcheca e ainda não há registros da sua ocorrência no Brasil. Mesmo assim, a preocupação é real, pois especialistas acreditam que o método pode ser facilmente adaptado e implantado em outros países. A polícia tcheca já prendeu um suspeito de utilizar caixas eletrônicos nessa modalidade de fraude.
“A fraude é considerada de tecnologia sofisticada e só foi detectada até o momento na Tchéquia (República Tcheca)”, afirmou um representante da ESET.
O ataque tem início por meio de mensagens enviadas em massa para possíveis vítimas. Os golpistas fingem ser representantes de bancos e induzem os alvos a baixar um aplicativo para resolver supostas questões financeiras urgentes. No entanto, esse aplicativo é, na verdade, um malware bancário.
Esse programa malicioso atua como um atalho na tela inicial do dispositivo da vítima, utilizando as tecnologias PWA (Progressive Web App) ou WebAPK, que funcionam diretamente pela web e evitam alguns dos sistemas de segurança do Android. Além de roubar dados bancários, o malware pode transmitir sinais NFC do dispositivo infectado para outro equipamento controlado pelos criminosos. Assim, torna-se possível imitar o smartphone da vítima e realizar transações financeiras fraudulentas.
Embora o golpe não tenha sido registrado em outras regiões além da Europa, é essencial que usuários de dispositivos Android tomem precauções contra possíveis ataques semelhantes. Confira algumas dicas de especialistas para se proteger:
Evite clicar em links desconhecidos: Mensagens suspeitas, especialmente as que exigem ações imediatas, devem ser ignoradas.
Use apps de fontes oficiais: Baixe aplicativos somente pela Google Play Store ou outras lojas confiáveis.
Ative o antivírus no dispositivo: Softwares de segurança podem detectar malwares e impedir instalações fraudulentas.
Revise as permissões dos aplicativos: Aplicativos que exigem acesso desnecessário a funcionalidades do dispositivo podem ser maliciosos.
Mantenha o sistema atualizado: Atualizações do Android costumam incluir melhorias de segurança.
(Foto: Divulgação)
A tecnologia de pagamentos por aproximação é prática e segura quando usada corretamente, mas exige atenção para evitar armadilhas virtuais. Seguindo as orientações acima, você pode se proteger e minimizar os riscos de ser alvo de fraudes.