Para quem já assistiu ao filme "Her" deve ter sonhado com o futuro em que uma inteligência artificial tivesse voz similar ao de uma pessoa de verdade (no caso do filme é da Scarlett Johansson), totalmente diferente das vozes robóticas que temos hoje em dia nas assistentes pessoais. Porém a NVIDIA divulgou na última terça-feira (31) a IA que eles estão desenvolvendo, e o avanço tecnológico que atingiram, pois ela possuí uma voz sintética que parece muito que é uma pessoa real falando.
O desenvolvimento foi feito com a mescla de inteligência artificial e gravações de vozes como referência. O resultado foi uma voz sintética totalmente humana, e que parece ser alguém. A novidade foi exibida durante o Interspeech 2021, evento de tecnologia que ocorre até o dia 3 de setembro.
Confira o vídeo abaixo demonstrando a tecnologia e o processo de desenvolvimento.
Os desenvolvedores trabalharam com o princípio de que "fala é música", sendo assim focando no ritmo, tons, timbres da fala da IA, o que é algo bastante complexo de replicar, porém novas ferramentas, além também de machine learning, e referencial humano, foi possível desenvolver uma voz idêntica a de um humano.
A inteligência artificial será a narradora de uma série de vídeos da própria NVIDIA chamado I Am A.I, que falará um pouco sobre machine learning e o impacto que essa tecnologia teve no mundo.