Transferências agora podem ser feitas com voz, texto ou imagem, oferecendo mais praticidade e segurança
(Foto: Divulgação)
A Nubank, uma das maiores plataformas financeiras digitais do Brasil, está expandindo o Pix com uso de inteligência artificial generativa. A nova funcionalidade permite que mais clientes transfiram dinheiro de forma simples e rápida utilizando mensagens de áudio, texto ou imagem, tanto no aplicativo do Nubank quanto diretamente pelo WhatsApp.
De acordo com a Nubank, “o Pix com IA dentro do aplicativo do Nubank utiliza a tecnologia para agilizar o processamento, promovendo uma economia de até 60% no tempo de transação, sem comprometer a segurança, garantida pelos mecanismos de defesa do app”. Com essa evolução, o cliente passa a contar com uma experiência mais fluida e eficiente.
Para usar a funcionalidade no app, o cliente deve acessar a Área Pix, clicar na barra roxa localizada no topo da tela e seguir instruções simples. A ferramenta garante rapidez sem perder em segurança.
Outro diferencial é a integração do Pix com IA no WhatsApp. Desde outubro, mais de 2 milhões de clientes participaram dos testes iniciais, possibilitando pagamentos diretamente na plataforma de mensagens. Segundo a Nubank, “o diferencial é que as transações podem ser realizadas diretamente no WhatsApp, dispensando a necessidade de abrir o app do Nubank, que só é utilizado na etapa de ativação”.
O processo é simples e prático:
O cliente acessa a opção “Pix no WhatsApp” na Área Pix do app Nubank;
Automaticamente é direcionado ao WhatsApp, onde interage com a IA do banco;
Também é possível iniciar o processo enviando uma mensagem para o número (11) 5039 3944, que exibe o perfil oficial do Nubank com o selo de verificação.
O recurso permite transações com mensagens de áudio, textos ou imagens contendo o nome do destinatário e o valor a ser transferido. As transações seguem sem taxas, são instantâneas e limitadas a R$800 por operação, com um teto máximo de R$2.4 mil por dia ou conforme o limite Pix do usuário.
(Foto: Divulgação)
“Como é comum em tecnologias que envolvem inteligência artificial generativa, há uma curva de aprendizagem da tecnologia conforme mais clientes utilizam”, destaca a Nubank. Além disso, novos aprimoramentos serão introduzidos em breve, como suporte ao Pix no Crédito, permitindo que os clientes parcelem suas transações usando Pix.
A nova função foi desenvolvida com base em testes e feedback de uma pequena base de usuários para otimizar a experiência e garantir segurança antes da expansão para um público maior. Com mais clientes utilizando a IA, a tendência é que a tecnologia evolua ainda mais rapidamente.
Segurança é um dos pilares desse desenvolvimento. Tanto no app quanto no WhatsApp, as transações dependem da confirmação do PIN de 4 dígitos do usuário. A Nubank conta com as Defesas Inteligentes, uma tecnologia que trabalha continuamente para prever e prevenir possíveis fraudes.
“Na Nubank, os clientes contam com as Defesas Inteligentes, um conjunto de soluções que os clientes não conseguem visualizar, mas que trabalham a todo o momento para protegê-los”, explicou o banco. A análise de risco, já presente no aplicativo, também está integrada ao WhatsApp.
Com a expansão do Pix com Inteligência Artificial para novos clientes, a Nubank segue simplificando pagamentos, integrando tecnologias de ponta com foco em agilidade e segurança. Agora, transações seguras e instantâneas estão a apenas um áudio, texto ou imagem de distância, seja pelo app ou diretamente no WhatsApp.