top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

Foto do escritorRedação neonews

neoPod | O que é a "maldição de Poltergeist", que teve origem com o filme de terror clássico?

Nos anos 80, as gravações do longa foram cercadas de eventos estranhos e até mortes de membros do elenco


(MGM/Reprodução)


Você já ouviu falar da famosa maldição de Poltergeist? Caso não conheça, saiba que ela está relacionada aos famosos filmes de terror dos anos 1980, cujas gravações ainda despertam curiosidade nos fãs de longas do gênero. Isso se deve ao fato de que, entre 1982 e 1988, as filmagens da trilogia Poltergeist foram palco das mais estranhas coincidências.


É claro que, ao longo da história do cinema, diversas produções de terror/horror ganharam histórias bizarras durante suas criações; mas Poltergeist ainda se sobressai dentro do estilo. Até hoje, tais acontecimentos que se sucederam ao elenco, ou que ocorreram durante a gravação do longa original, permanecem inexplicáveis.





A atmosfera de Poltergeist já era de arrepiar nos bastidores do longa, com exorcismos e cadáveres verdadeiros


Toda a "lenda" que hoje rodeia Poltergeist ganha forma ainda nas filmagens da trilogia, dirigida por Tobe Hooper (que também criou O Massacre da Serra Elétrica) e produzida por Steven Spielberg. No caso, o elenco e a produção do blockbuster relatavam ouvir sons que ninguém conseguia identificar a origem, e objetos que caíam misteriosamente pelo set.


Além disso, os itens de gravação sofriam defeitos estranhos; como quando o então ator mirim Oliver Robins (que interpretou o garoto Robbie) quase foi sufocado por um dos palhaços mecânicos usados no filme.



(MGM/Reprodução)



Por conta destes elementos misteriosos, o ator Will Sampson até mesmo realizou um exorcismo no set de filmagens da sequência de Poltergeist, chamada Poltergeist II - O Outro Lado. Ninguém estava confortável de trabalhar no mesmo tipo de ambiente que o primeiro longa havia sido criado, e a produção decidiu se prevenir com os conhecimentos de Sampson.


Contudo, uma das coisas mais estranhas que aconteceram em Poltergeist - O Fenômeno é o fato de que foram usados esqueletos de verdade nas gravações. De acordo com a atriz JoBeth Williams, a conhecida cena da piscina no filme continha esqueletos humanos, sendo que JoBeth acreditava que eles fossem de plástico ou borracha. A atriz foi descobrir a origem dos ossos depois, e a escolha da produção foi por motivos econômicos (era mais barato adquirir esqueletos reais do que fazê-los artificialmente).


As mortes da atriz Heather O'Rourke e demais membros do elenco ainda chocam os fãs de Poltergeist


Talvez as mortes do elenco da trilogia Poltergeist sejam ainda mais coincidentemente estranhas do que os acontecimentos dos bastidores. E a mais impactante de todas, até os dias de hoje, foi o da pequena atriz Heather O'Rourke — que fez a filha mais jovem do casal do filme, chamada Carol Anne. Heather faleceu em 1988, tempos antes do lançamento do último longa da trilogia, Poltergeist III.


É dito que a atriz veio a falecer em decorrência de uma parada cardíaca e um choque séptico; o que também foi influenciado por uma negligência dos médicos no diagnóstico da celebridade. Na época, Heather tinha doze anos de idade.




Outra morte que chocou os fãs de Poltergeist na época foi a da atriz Dominique Dunne, que fazia a filha mais velha da família protagonista. Dominique foi assassinada pelo ex-namorado, que mantinha comportamentos abusivos durante o relacionamento. Com 22 anos, a artista permaneceu viva com a ajuda de aparelhos durante cinco dias após o crime, até que os médicos decidiram desligá-los. Após investigações das autoridades, foi descoberto que o assassino colocou a trilha sonora de Poltergeist num volume alto na hora de matar Dominique, para que os vizinhos não os ouvissem.


Desde o começo, a realização de Poltergeist - O Fenômeno foi cercada por acontecimentos estranhos e macabros, e ainda é difícil dizer se foram apenas coincidências misteriosas. Apesar de tudo, Poltergeist continua como um grande exemplo de cinema de terror, e uma produção lembrada não só pelo enredo, como também pelos bastidores cheios de mistérios.



Confira estes posts agora:

bottom of page