De herança histórica a símbolo de exclusividade, o nome "Turbo" na Porsche representa potência e sofisticação, mesmo nos modelos elétricos
(Foto: Divulgação)
A evolução de um ícone: do 911 Turbo ao Taycan
Desde que a Porsche começou a vender carros elétricos, muitos questionaram a presença da nomenclatura "Turbo" em variantes desses modelos. Afinal, o termo "turbo" é tradicionalmente associado a motores a combustão com turbocompressores, algo que não existe em carros elétricos. Mas a resposta para essa escolha remonta às raízes da marca e a uma tradição que transcende a motorização.
A história do "Turbo" começou em 1974, com o lançamento de uma edição especial do icônico 911. Essa versão foi criada como um presente de 70 anos para Louise Piëch, filha de Ferdinand Porsche, fundador da marca, e irmã de Ferry Porsche. Na época, o 911 Turbo era o carro de produção mais rápido da Porsche e um dos mais velozes do mundo, graças ao seu motor turbinado, o que o tornou objeto de desejo imediato. "O 911 Turbo era o mais rápido de todos os tempos e um dos automóveis de produção mais rápidos do planeta, o que (é claro) fez todo mundo querer um."
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A transformação do conceito "Turbo"
Com o passar do tempo, a linha Turbo ganhou destaque como o topo da gama em versões de rua da Porsche, diferenciando-se de outros modelos aspirados. "Desde então, os 911 Turbo passaram a ocupar o topo da gama entre as versões de rua do esportivo (tirando as de pista como as GT2, GT3 e etc.), sendo sempre as únicas com motores turbinados."
Essa exclusividade foi parcialmente modificada em 2015, quando até mesmo o modelo de entrada, o 911 Carrera, adotou a motorização turbo. Essa mudança fez com que o "Turbo" deixasse de ser associado apenas ao turbocompressor e passasse a simbolizar uma versão especial e mais sofisticada. Assim, o termo começou a representar algo mais amplo: potência, exclusividade e a posição de destaque na linha Porsche.
"Turbo" nos modelos elétricos
Com o conceito atualizado, a nomenclatura Turbo foi expandida para os elétricos da Porsche, como o Taycan e o Macan. Esses modelos não possuem turbocompressores, mas carregam o nome como sinônimo de performance superior. "O nome 'Turbo' passou a simbolizar as configurações de rua mais caras e poderosas dos carros da Porsche." Isso também reflete um conjunto de equipamentos premium e design diferenciado, garantindo que o termo continue a ser associado ao que há de melhor na marca.
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Exclusividade além do Turbo
A Porsche ainda reserva versões especiais com o nome "Turbo S" e "Turbo GT", como no Cayenne Coupé. Essas variantes são ainda mais exclusivas e potentes, reforçando a ideia de que "Turbo" transcende a tecnologia do motor e se consolida como um símbolo de excelência e performance.
Uma tradição que atravessa gerações
Seja em modelos a combustão ou eletrificados, o nome "Turbo" continua a ser um ícone dentro da Porsche, carregando um legado que remonta aos primórdios da marca. Mais do que um elemento técnico, ele representa a busca pela inovação e pela entrega de experiências únicas, mostrando que, na Porsche, tradição e modernidade andam lado a lado.