Foi necessário a criação de uma tecnologia de compressão de vídeo 100 vezes melhor que as ferramentas atuais
A empresa denomina como um "espelho mágico"
É possível encontrar em várias histórias de ficção científica a tecnologia de chamadas holográficas, fazendo com que duas pessoas em lugares diferentes pareçam estar no mesmo local. Um exemplo conhecido é na saga Star Wars, que durante as cenas de reunião entre o Conselho Jedi, algum dos integrantes estavam presentes apenas por meio de holograma.
Na última terça-feira (18), durante o evento “Google I/O”, a gigante da tecnologia revelou o “Projeto Starline”, que tem o objetivo de trazer uma tecnologia de “chamada de vídeo holográficas” para a vida real.
O protótipo que foi criado, e que já está presente em alguns escritórios do Google, consiste em uma cabine equipada com sensores de profundidade e câmeras de alta resolução, que captura a imagem da pessoa de lá de dentro e cria um modelo 3D ultrarrealista, que então é comprimida em tempo real e enviada, assim em uma outra cabine igual, essa imagem é transmitida no display em 3D, e o resultado é a sensação de quem ambos estão no mesmo local.
Esse novo sistema chega a produzir milhares de gigabytes por segundo, e foi preciso desenvolver uma tecnologia única de compressão de vídeo com 100 vezes mais capacidades comparado a ferramentas normais de hoje em dia, disse Sundar Pichai, CEO da Google, durante a apresentação no evento, e também afirmou que “É o mais perto que podemos chegar da sensação de que a pessoa está à nossa frente em uma mesa”.
O desenvolvimento desse projeto se mostra muito útil principalmente devido a necessidade de realizar cada vez mais chamadas de vídeos em ambientes de trabalho, e um sistema desse traria um maior sentimento "cara a cara" para essa atividade. Além também de poder juntar pessoas, como amigos ou familiares, que estão longes um do outro.
Durante a apresentação, não foi informado se há o intuito de disponibilizar essa tecnologia comercialmente, porém os testes que foram feitos até agora já chamaram a atenção dos principais parceiros empresariais do Google, porém espera-se novas informações em breve.