top of page

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany. neoCompany Ltda. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn
  • Youtube

neonews, neoriginals e ClasTech são marcas neoCompany.

neoCompany ltda. Todos os direitos reservados.

Entre em contato com o neonews

Tem alguma sugestão de pauta, eventos ou deseja apenas fazer uma crítica ou sugestão, manda um email pra gente.

  • Foto do escritorRedação neonews

Quantas Toneladas de Lixo Plástico Produzimos Anualmente?

Estudo global revela a quantidade impressionante de resíduos plásticos e destaca os maiores poluidores


Estudo global revela a quantidade impressionante de resíduos plásticos e destaca os maiores poluidores
Lixo Plástico

(Foto: Divulgação)


Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, revela a magnitude do problema do lixo plástico em todo o mundo. A pesquisa analisou os resíduos de plástico produzidos em mais de 50 mil cidades e vilas ao redor do globo, e os resultados são alarmantes.


O estudo revelou que a humanidade produz anualmente 57 milhões de toneladas de lixo plástico, que acaba se espalhando desde os oceanos mais profundos até os picos das montanhas mais altas. Esses resíduos não só afetam ambientes naturais, mas também contaminam nossos corpos na forma de microplásticos.


A análise focou apenas nos resíduos que terminam em ambientes abertos, excluindo o plástico que é destinado a aterros sanitários ou queimado de forma adequada. A poluição plástica está presente em quase todos os lugares, desde rios e lagos até áreas urbanas e regiões isoladas.


Entre as cidades mais poluídas, Lagos, na Nigéria, se destaca como a mais afetada, seguida por Nova Delhi (Índia), Luanda (Angola), Karachi (Paquistão) e Cairo (Egito). A Índia lidera a lista de países produtores de poluição plástica, com 10,2 milhões de toneladas anuais, mais do que o dobro da produção da Nigéria e Indonésia, que estão logo atrás.


A China ocupa o quarto lugar, mas tem feito progressos significativos na redução de sua produção de resíduos plásticos. Outros grandes poluidores incluem Paquistão, Bangladesh, Rússia e Brasil. Juntas, essas oito nações são responsáveis por mais da metade da poluição plástica global.


Mais de dois terços da poluição plástica mundial vêm do Sul Global. No entanto, o estudo ressalta que a poluição por plásticos é um problema global, com todos os países enfrentando desafios semelhantes. O estudo foi publicado na revista Nature e destaca a crescente preocupação com o controle desses resíduos.


Especialistas que analisaram o estudo consideraram a quantidade de lixo plástico produzida anualmente como “alarmante” e “descontrolada”, apontando para a falta de controle das autoridades sobre a questão. No entanto, algumas críticas surgiram, como a de Theresa Karlsson, consultora científica da Rede Internacional de Eliminação de Poluentes, que apontou que o comércio global de resíduos muitas vezes resulta na transferência de lixo dos países ricos para os mais pobres, um fator que não foi totalmente abordado na pesquisa.


O estudo da Universidade de Leeds expõe um problema grave e crescente, oferecendo uma visão clara sobre a extensão da poluição plástica global. Enquanto algumas nações fazem progressos, a necessidade de uma abordagem coordenada e global para lidar com o lixo plástico é mais evidente do que nunca.


 



Opmerkingen


bottom of page