Chamado de "Rosto de Harakbut", a estátua foi descoberta nos anos 1930, mas ainda não há pistas de sua origem
(ResearchGate/Reprodução)
A floresta amazônica possui uma grande variedade de fauna e flora, que abrange não só o Brasil como também o Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Num todo, sua vegetação é amplamente estudada por pesquisadores do mundo todo, e dentre todos os mistérios já vistos por lá existe o chamado Rosto de Harakbut.
O tal "rosto" está esculpido em uma rocha num local considerado sagrado pela cultura harakbut, na Reserva Comunal Amarakaeri em Madre de Díos, no Peru. A escultura misteriosa foi descoberta lá em 1935, mas não há nenhuma história escrita a respeito dela; apenas o registro oral que é passado de geração em geração e que referencia o rosto entalhado.
Ao mesmo tempo, ninguém de fato sabe como surgiu o Rosto de Harakbut. Há quem diga que ele apareceu por obra da natureza mesmo, e há quem fale que foi resultado de mãos humanas ou até mesmo de alienígenas no passado longínquo.
Por conta de sua semelhança com a face humana (no que diz respeito aos traços mais básicos do rosto de uma pessoa), acredita-se com mais firmeza que o Rosto de Harakbut realmente foi feito por antepassados da cultura harakbut. Além do mais, partes da escultura apontam vestígios de uso de ferramentas rudimentares para tal.
No Peru, é um tanto quanto difícil chegar até o rosto. Para alcançar a rocha da escultura, é preciso passar pela vegetação densa da floresta amazônica, que possui caminhos difíceis e possíveis chances de se encontrar animais silvestres e predadores. A figura se encontra em um ponto elevado da mata, próxima a uma cachoeira.
Aqueles que tiverem a oportunidade de ver o Rosto de Harakbut pessoalmente poderão ficar encantados. Contudo, a real origem da gigantesca face na rocha continua como um grande mistério da Amazônia.
Você pode se interessar por estes assuntos:
Quer ficar por dentro de várias notícias sobre a cultura pop, cinema, séries, um pouco de mistério e muito mais? Acesse o nosso Instagram para ficar por dentro do assunto!