Série da Disney+ The Acolyte revela eventos surpreendentes e aprofunda conceito de Vergência da Força
(Foto: Divulgação)
Na última terça-feira (9), a Disney+ lançou o sétimo e penúltimo episódio de Star Wars: The Acolyte, trazendo à tona temas pouco conhecidos da saga. Voltando 16 anos ao passado, o episódio revisita eventos do terceiro capítulo sob uma nova perspectiva, revelando que nem tudo aconteceu como se acreditava inicialmente.
Toda a história é focada no grupo de Jedi que vai ao planeta Brendok e se depara com um grupo de feiticeiras criando as gêmeas Mae e Osha. Segundo os membros da ordem, o local foi escolhido por ser um possível ponto de “Vergência da Força”, o que pode explicar os motivos pelos quais ele apresenta vida 100 anos após ser dado como morto.
O que é a Vergência da Força de Star Wars?
Dentro do universo da série criada por George Lucas, uma Vergência é um local no qual a Força se move de forma mais intensa e livre, provocando efeitos inesperados. Devido ao grande poder que esse fenômeno pode ter, ele costuma atrair a atenção de estudiosos interessados em descobrir como o universo funciona. Enquanto inicialmente os Jedi de Star Wars: The Acolyte acreditam que Brendok pode representar esse local raro, as gêmeas Mae e Osha também podem ser a representação física do fenômeno. Isso acontece porque Vergências podem se concentrar em planetas inteiros ou até mesmo em um único objeto ou pessoa.
Nexus da Força e sua Importância na Saga
Dentro da saga espacial, esses fenômenos também foram chamados de “Nexus da Força” e costumam ser um ponto de disputa entre os Jedi e os Sith. Nos filmes clássicos da série, eles geralmente aparecem ligados ao Lado Sombrio, incluindo a caverna em Dagobah na qual Luke Skywalker confronta uma visão realista de Darth Vader.
Em Star Wars: The Acolyte, o poço negro sobre o qual as bruxas de Brendok concentram suas orações parece ser o ponto de convergência dessa força sobrenatural. A série dá a entender que, além de ser reverenciado, o local também pode ter sido usado de alguma forma para viabilizar a concepção de Osha e Mae.
Série Já Usou o Conceito no Passado
Enquanto as Vergências da Força nem sempre foram chamadas por esse nome, elas têm um papel muito importante na série — e isso aconteceu antes de a Disney tomar controle sobre ela. Em A Ameaça Fantasma (1999), por exemplo, o mestre Qui-Gon Jinn descreve o jovem Anakin Skywalker como uma manifestação humana do fenômeno. Já em O Despertar da Força (2015), o antigo sabre pertencente à linhagem Skywalker parece ter virado um ponto concentrado de ligação com o lado mais sobrenatural do universo. Tanto é que, ao tocar nele, Rey acaba tendo uma grande visão de seu futuro e do papel que ela poderia desempenhar na história.
Dentro do universo de Star Wars, outras vergências foram encontradas em Exegol, na fortaleza ocupada por Darth Sidious, e no castelo que Darth Vader mantinha em Mustafar. Assim, o uso do conceito na série da Disney+ não é uma exceção notável, tampouco uma distorção dos preceitos básicos imaginados há décadas por George Lucas.
Com a expectativa crescendo para o último episódio, Star Wars: The Acolyte continua a explorar as profundezas do universo de Star Wars, trazendo novas dimensões e mistérios que encantam tanto os fãs antigos quanto os novos.
Veja Também: Filmes e Séries | Lançamentos da semana