O fungo que transforma pessoas em zumbi na série existe e pode ser encontrado no Brasil.
(Foto: Reprodução)
A série de TV inspirada no game "The Last of Us" estreou nesta quinta-feira, 15, no HBO Max. A história se passa em uma América pós-apocalíptica que está sendo devastada por uma doença misteriosa, causada pelo fungo conhecido como Cordyceps, que dizimou a população. Esse fungo toma conta do corpo dos humanos e os torna praticamente zumbis. Zumbi já é algo comum de se ver na televisão, mas o que diferencia essa série do restante é que o Cordyceps existe, mas calma, ele só afeta insetos artrópodes! Pelo menos até agora…
O Fungo
O Fungo Cordyceps faz parte do filo Ascomycota e é um gênero de fungos que vivem dentro de artrópodes, animais invertebrados, como os insetos. Eles infectam os parasitados por meio de seus esporos, que se desenvolvem dentro do animal mantendo-o vivo, mas a partir que termina seu desenvolvimento, o fungo mata a vítima.
A relação que chega mais perto do que se acontece na série, seria a relação entre o Cordyceps e uma formiga, que se torna, de fato, zumbi.
O fungo se desenvolve dentro do corpo da formiga e consome suas estruturas musculares, mas durante esse momento, ela consegue manter suas atividades cotidianas. A formiga morre quando acaba por fixar sua mandíbula em parte do fungo, não conseguindo se alimentar.
Esses fungos podem ser encontrados em florestas tropicais, como as do Brasil.
Em 2006, um documentário da rede BBC sobre o Cordyceps foi transmitido no programa Fantástico, este mostra uma formiga sendo atacada pelo fungo e se tornando um zumbi, confira:
Publicidade
Benefícios do Fungo
Diferente de na série The Last of Us, além do Cordyceps não afetar os humanos, ele pode até ser benéfico para nós.
Na China, por exemplo, esse fungo é vendido e usado para fazer chás e sopas.
Confira alguns dos benefícios:
Ajuda a melhorar anemia
Reforça a imunidade
Retarda o processo de envelhecimento
Apresenta ação antitumoral
Ajuda nos processos pós-cirúrgicos
Publicidade