Disney se Livra de Acusação de Plágio em Caso Envolvendo Moana
- Redação neonews
- 19 de mar.
- 1 min de leitura
A Disney esteve no centro de uma polêmica ao ser acusada de plágio pelo animador Buck Woodall, criador do projeto "Bucky, the Wave Warrior"

(Foto: Divulgação Disney+)
Ele alegou que a história do surfista adolescente tinha diversas semelhanças com "Moana - Um Mar de Aventuras" e entrou com um processo contra o estúdio.
Woodall apontou semelhanças entre as duas produções, incluindo protagonistas adolescentes que desbravam o oceano, um semideus tatuado como companheiro de jornada e a missão de salvar uma ilha polinésia. Além disso, cenas como uma tempestade no mar e a navegação pelas estrelas também se repetiriam em ambas as histórias.
Porém, a Disney rebateu as alegações e afirmou que ninguém na empresa teve acesso ao roteiro de Woodall. "Bucky é branco; Moana é da Oceania. Bucky é do continente americano; Moana é indígena da ilha fictícia de Motunui. Bucky vive nos dias modernos; Moana vive milênios no passado", declarou o estúdio para reforçar as diferenças.
No final, a Justiça decidiu a favor da Disney, concluindo que as evidências não comprovavam o plágio. No entanto, a disputa ainda não terminou, pois um novo processo está em andamento, desta vez envolvendo "Moana 2". Os próximos capítulos dessa história prometem mais controvérsias.