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Veja 4 dicas sobre como gerenciar times que trabalham no sistema híbrido

Atualmente, empresas adotam o home office junto com o trabalho presencial; saiba como administrar equipes assim


(Bench Accouting/Unsplash/Reprodução)



Desde que os locais de trabalho passaram a se adaptar à recente pandemia de Covid-19, grandes modificações no ambiente profissional aconteceram; e uma das maiores foi justamente a adaptação dos funcionários ao sistema híbrido. Com o home office e o local presencial coexistindo, há equipes que atuam neste revezamento: alguns em casa, outros no escritório da empresa.


Mas como é possível administrar com sucesso tais time? Se algum gestor passou a vida toda atuando no formato presencial, e de repente a empresa altera esse formato, pode existir certa dificuldade de cuidar de equipes que usufruem do formato híbrido de atuação. Contudo, há algumas dicas de como resolver isso.




Continue lendo o post abaixo para saber como administrar equipes que trabalham no sistema híbrido, e como fazê-las funcionarem de forma mais harmoniosa:


Como trabalhar em equipes que são tanto home office quanto presencial


1. Reuniões e decisões importantes podem acontecer no ambiente online


Por mais que o trabalho presencial possa ser bom para interações e encontros esporádicos, o home office continua como um regime de atuação muito popular. Por isso, é indicado que reuniões para decisões importantes sejam feitas de maneira virtual, para que todos os colaboradores tenham acesso e possam participar delas de casa.


As plataformas online, como o Microsoft Teams e o Zoom, podem servir como espaços para atualizações essenciais, e ajudam a "democratizar" as reuniões de trabalho para os funcionários que vivem longe dos espaços in loco. Dessa forma, é importante viabilizar conversas que todos da equipe devem ficar cientes.


2. Vigiar as horas trabalhadas nem sempre é sinônimo de produtividade


Chefes que estão acostumados aos modelos tradicionais de trabalho, nos quais é possível acompanhar os funcionários presencialmente, podem de início estranhar o formato virtual. No ambiente online, não é possível monitorar todos a todo momento; mas nem sempre vigiar o trabalho da equipe indica que a produtividade seja maior. Isso também se encaixa no horário padrão de horas, que muitas empresas hoje em dia buscam flexibilizar para quem é do home office.


Por isso, buscar engajamento e sondar resultados desejáveis é preferível, ao invés de estar o tempo todo vigiando e controlando o que cada funcionário está fazendo a toda hora. Direcione sua equipe, foque nas metas e realize reuniões esporádicas para ficar por dentro do encaminhamento coletivo do time.




3. O Whatsapp é bom, mas tente outras plataformas


Aplicativos como o Whatsapp e o Telegram são ferramentas fáceis de administrar e populares, que são utilizadas de forma ampla pelas empresas. Porém, nem todos os funcionários possuem números comerciais, ou usam o Whatsapp apenas para coisas do trabalho; há diversas distrações nos apps de conversa para celular. Que tal substituir os aplicativos por outros espaços de organização e comunicação entre grupos? Basecamp, Asana, Monday.com e até mesmo o Trello podem entrar no lugar dos apps.


Tal substituição melhora o respeito aos horários de trabalho, sem que colaboradores precisem atender demandas fora do serviço, e diminuem a ansiedade que o imediatismo dos aplicativos incentivam.


4. Momentos de lazer e de trabalho não caminham juntos


Em conversa com o item 3, os momentos de trabalho da equipe não devem ultrapassar os horários estabelecidos previamente. O fato do funcionário estar em home não significa, obrigatoriamente, que ele está a todo momento online para atender aos chamados e pedidos da equipe do escritório. O respeito à rotina dos colaboradores é essencial para que, mesmo de longe, as equipes tenham coesão e a sensação de que estão, de fato, com o dia a dia estabelecido entre vida profissional e vida pessoal.



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